terça-feira, 3 de maio de 2011

MAQUIAGEM SEM METAIS PESADOS! Marcas que recomendo.


Você sabia que a maioria dos batons comercializados hoje no mercado contém chumbo que é uma substância altamente cancerígena?

Pois é mulherada! Vamos cuidar do nosso futuro.
O que hoje sai barato amanhã pode custar caro para você e sua família.

Maquiagem Sonya Cosmética
Forever
PRODUTOS SONYA COLOUR COLLECTION

A Sonya Colour Collection é uma das únicas linhas de cosméticos à base de aloe vera no mundo que cuida da pele e maqueia num só produto. A combinação única de ingredientes naturais, do aloe vera puro e das vitaminas antioxidantes aos extratos marinhos e à camomila, podem ajudar a proteger, nutrir e amaciar a pele. Esta magnífica coleção celebra as cores ricas da vida com tons para todos os tipos de pele e para qualquer situação, com a versatilidade de permitir alterar facilmente a maquiagem do dia para a noite. Deixe a Sonya ajudá-la a ficar deslumbrante!





Resenha enviada por Danubia Ferreira
Os batons da Mary Kay  NÃO contém chumbo na sua composição.
O Chumbo é um metal pesado altamente tóxico, muito usado como fixador. Apesar de não possuir chumbo, a fixação do batom da MARY KAY é excelente.
Antenção: Quanto maior o tempo em que o batom fixa nos lábios, mais CHUMBO ele contem.



Metais Pesados em Maquiagem
Metais Pesados


Mercúrio, chumbo, alumínio e arsênico, com certeza são nomes que você já ouviu falar algum dia. 
Estes elementos químicos são denominados metais pesados, pois são relativamente densos e tóxicos em baixas concentrações.


A vida moderna e industrialização nos trazem muito conforto e comodidade, porém também trazem substâncias nocivas a nossa saúde e que se acumulam gradualmente nos nossos tecidos provocando vários tipos de doenças. Os metais pesados são elementos que não devemos ter no organismo, nem mesmo em quantidades mínimas, pois levam, em curto prazo a sintomas sub-clínicos ( não característicos de uma doença determinada ) dificultando o seu diagnóstico, e a longo prazo, podem levar a doenças graves, que variam de acordo com o metal intoxicante.


Um dos maiores perigos em relação aos metais pesados está relacionado ao seu efeito bioacumulativo.
Ou seja o nosso organismo acumula estas substâncias muito mais facilmente, pois o processo de metabolismo ou excreção é muito lento, variando entre 20 – 30 anos.


Os metais pesados são componentes naturais da crosta terrestre. Eles não podem ser destruidos ou degradados. 
Portanto os pigmentos minerais naturalmente contém metais pesados.


Devido ao contato direto com a pele, os pigmentos aprovados por orgãos reguladores possuem uma dosagem máxima permitida de metais pesados. Esta dosagem representa uma quantidade ínfima e segura. 


Mas tenham cuidado, pois os pigmentos utilizados em produtos plásticos, tintas, cartazes e etc se diferem dos cosméticos justamente pela quantidade de metais pesados presentes.


Foram detectados recentemente na china altos indices de contaminação em brinquedos infantis, com pigmentos a base de chumbo, solventes inapropriados em xaropes, etc.
A falta de fiscalização nesse mercado emergente trouxe desconfiança aos fabricantes de produtos que utilizam matérias primas chinesas.


Fique atento com os cosméticos perolados a baixo custo, pois os pigmentos com efeito metálico e de alto brilho são matérias primas extremamente caras.


As empresas tradicionas de pigmentos deixam bem claro para seus clientes que não são competitivas com o mercado chinês. Dentre as razões alegam que o todo o processo para garantir a qualidade dos materiais é muito custoso.


A principal fonte de contaminação nos seres humanos está nos alimentos, água e ar contaminado.
Apesar de cosméticos sempre passar um “ar” de inofencivo, eles também são expressivas fontes de contaminação.
Muito importante ter em mente que toda exposição ao metal pesado é passível de contaminação, seja ingerindo, respirando ou tocando.


Os casos mais comuns de contaminação na história cosmética incluem o alto teor de chumbo em tinturas capilares e os diversos metais pesados encontrados em pigmentos utilizados principalmente em maquiagem.


Dentre os metais pesados mais comuns em pigmentos estão o chumbo, mercúrido e arsênio.


Veja uma relação entre os metais e seus danos a nossa saúde:


CHUMBO


E um dos metais que mais causam intoxicações nos seres humanos e que mais poluem o meio ambiente. O homem moderno tem no organismo de 500 a 1000 vezes mais chumbo acumulado que seus ancestrais pré-históricos. Considerada uma neurotoxina, atinge todos os tecidos nobres do organismo e promove o deslocamento de minerais essenciais para o seu bom funcionamento, tais como cálcio, ferro, cobre e zinco. Além disso, bloqueia e inativa enzimas e aumenta a permeabilidade da membrana celular. Em doses grandes de contaminação, pode afetar seriamente o Sistema Nervoso Central, causar lesões no fígado, rins e órgãos reprodutores e na região gastrintestinal.


MERCÚRIO
O mercúrio fica acumulado principalmente nos rins e também nos ossos, fígados, baço, cérebro e tecido adiposo. O que não consegue ser eliminado pela urina e fezes fica no organismo, interferindo na síntese de proteínas. Além disso, tem ação nociva no sistema nervoso central, aumentando a liberação de diversos neurotransmissores. Foi constatado ainda que existe uma forte ligação dessa substância nos quadros de esclerose múltipla. 


Preste atenção a sintomas como insônia, perda de memória, excitabilidade e alterações nas gengivas, comuns nos casos mais leves. Nos mais graves, verificam-se dores abdominais, náuseas, vômitos, lesões no Sistema Nervoso Central.


ARSÊNIO:


Hoje se consumimos 20 vezes mais arsênico que os nossos antepassados, embora antigamente se usasse essa substância no tratamento de sífilis, leucemia, psoríase, fadiga e tosse. O excesso desloca o fósforo em várias reações fisiológicas e produz alterações nas estruturas de diversas enzimas. 
Os principais sintomas são queda de cabelo, dermatites, diarréia, fadiga, cefaléia, anorexia, estomatite, estrias brancas nas unhas e anemia.

Nenhum comentário: